Terapia da Fala - Saiba Mais!

Sub Forum destinado à discussão de Temas relacionados com a Terapia da Fala

Mensagempor Rita Santos em Quinta, 24 Ago 2006 15:49

ImagemTerapia da Fala

Consiste no desenvolvimento de actividades no âmbito da prevenção, avaliação, e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal. (Decreto-Lei 261/93, de 24 de Julho)

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas ao nível da fala e da linguagem bem como alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo a aprendizagem), oro-muscular, respiração, deglutição e voz. Neste contexto, a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não-verbal.
Imagem

Saídas Profissionais
- Hospitais gerais e especializados
- Centros de saúde e de saúde mental
- Associações/Centros especializados em áreas especificas (surdez, paralisia cerebral, multideficiência)
- Jardins de infância
- Escolas de ensino regular e especial

População
- Criança
- Adolescente
- Adulto
- Idoso

Imagem Imagem

Áreas de Intervenção
- Linguagem - fonologia, morfologia, sintaxe, semântica; processamento da linguagem, incluindo a compreensão e expressão oral, escrita, gráfica e gestual; competências de pré-literacia, literacia e de numeracia)

- Fala - articulação verbal; fluência (ex: gaguez); voz e ressonância (incluindo as componentes aerodinâmicas da respiração)

- Comunicação não-verbal (ex: mímica)

- Deglutição e funções relacionadas (ex: aspectos alimentares, mastigação)

- Cognição - atenção, memória, resolução de problemas e funções executivas

Imagem Imagem

Principais causas das perturbações da linguagem e da fala
- perturbações auditivas
- paralisias centrais
- perturbações cognitivas
- perturbações neurológicas
- lesões cerebrais (ex: TCE)
- acidentes vasculares cerebrais
- perturbações mnésicas (da memória)
- perturbações da atenção
- malformações dos órgãos da fala
- mau uso e abuso vocal
- perturbações emocionais
- factores do meio ambiente
- (...)

Alguns exemplos de Diagnóstico em Terapia da Fala
Na área da Linguagem
Perturbações na criança:
- Atraso do Desenvolvimento da Linguagem (ADL) - A linguagem não surge na idade em que deve ocorrer e/ou verificando-se a permanência de padrões linguísticos característicos de idades cronológicas anteriores, verificando-se dificuldade na adquisição capacidades linguísticas adequadas para a idade).
- Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem (PEDL) - Uma criança com este diagnóstico revela um desenvolvimento irregular dos níveis linguísticos, sem qualquer perda da linguagem já adquirida, nem lesões cerebrais observáveis associadas ao problema. A criança utiliza as suas próprias regras e consequentemente, deixa de ser compreendida pelos que a rodeiam.
- (...)

Perturbações no adulto:
- Afasia - Caracteriza-se pela perda (total ou parcial) ou pela desorganização linguísticas, como consequência de um acidente vascular ou de uma lesão. As dificuldades manifestam-se na expressão e/ou na compreensão da linguagem oral (ex: anomia) ou escrita (ex: dis/alexia, dis/agrafia).
- Perturbações Cognitivo-Linguísticas - São observáveis em indivíduos que tenham sofrido um traumatismo craniano ou qualquer outro choque cerebral. As dificuldades mais frequentes incidem na memória, na atenção, no léxico, na orientação, na adaptação ao meio e no tratamento, assim como na análise de informações orais e/ou escritas.

Na área da Fala
- Perturbações articulatórias - Consistem numa desorganização da fala resultante de um uso sistemático incorrecto dos órgãos envolvidos na produção dos sons da fala/fonemas (lábios, língua, véu palatino, etc.), tornando-se assim um desvio do padrão articulatório da criança.
- Disartria - perturbação motora da fala resultante de um deficiente controlo muscular do mecanismo da fala devido a lesão do sistema nervoso (periférico ou central); perturbação da comunicação oral devido a fraqueza, incoordenação, ou paralisia da musculatura da fala.
- Gaguez - consiste numa alteração no ritmo, velocidade e prosódia da fala, nos quais o indivíduo sabe precisamente o que deseja dizer, sendo, no entanto, incapaz de dizê-lo, devido a um prolongamento involuntário repetitivo ou à cessação de um som.
- Disfonia (Perturbação Vocal) - perturbação relacionada com a altura, intensidade e/ou qualidade vocal. Em função da causa (por exemplo, nódulo, polipo, etc. ), a disfonia no adulto e na criança pode levar à ausência total de voz (afonia), à rouquidão, a uma altura tonal demasiado grave ou aguda, com desvozeamentos.
- (...)

Imagem

Profissionais com que colabora
- Pediatra
- Otorrinolaringologista
- Fisioterapeuta
- Terapeuta Ocupacional
- Neurologista
- Neurologista Pediátrico
- Ortodontista
- Psicólogo Clínico e Educacional
- Neuropsicólogo
- Educador de Infância/Professores
- (...)

Desenvolvimento da Terapia da Fala - Associações

A nível internacional
Devido a um grande progresso e desenvolvimento da Terapia da Fala como disciplina académica, todas as orientações europeias e internacionais apontam no sentido de consolidar este desenvolvimento, nomeadamente as do CPLOL (Comité Permanent de Liaison des Orthophonistes-Logopèdes de L’Union Européénne), da IALP (International Association of Logopeds and Phoniatrics), da ASHA (American Speech-Language and Hearing Association).

A nível nacional
Também neste sentido, surge a orientação da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF) organismo que representa esta profissão e que estabelece códigos de ética e de conduta profissional dos seus membros. Criada em 11 de Maio de 1978 (Diário da República nº162, IIIª Série, de 17 de Julho de 1978) é membro fundador do CPLOL e membro da IALP.

Imagem ImagemImagem Imagem
última vez editado por Rita Santos s Segunda, 18 Set 2006 16:58, editado 2 vezes no total
Rita Santos
Membro

Registado: Sábado, 19 Ago 2006 14:29

Mensagempor Fernando Leite em Quinta, 24 Ago 2006 20:32

Mas que bem ! =D> =D> =D>

Está muito completo e interessante !

Vou publicá-lo no Portal já em breve e com o destaque merecido ! :bball:

Obrigado pela disponibilidade em ajudar, é de pessoas como tu que estas profissões precisam ! :yawinkle:

Mais uma vez PARABÉNS pelo artigo ! =D>
Fernando Leite
Fundador

Registado: Terça, 11 Out 2005 22:23
Área TDT: Radiologia

Mensagempor Rita Santos em Quinta, 24 Ago 2006 20:36

Bem ainda vai sofrer umas alteraçõezinhas...mas nd d mais!! Só falta completar mais a nivel de diagnostico, visto que os terapeutas da fala não diagnosticam só alterações da fala e/ou da linguagem! :D de qualquer modo, é sempre um enorme prazer dar a conhecer a maravilhosa profissao k a terapia da fala é...mts vexes esquecida :( :( daí o meu interesse em difundir informação :lol: 8)
Rita Santos
Membro

Mensagempor DanielFBorges em Sexta, 25 Ago 2006 13:54

Muitos parabens Rita!
Como o Fernando disse e bem, é de iniciativas destas que nós precisamos. Fico contente por ver exposto o que é a Terapêutica da Fala.
Keep up the good work, se necessitares da Neurofisiologia let me know...

PS: Não te preocupes com as alterações que pensas serem necessárias. À medida que vai correndo o tempo, concerteza te lembrarás de X ou Y e oportunamente editarás o post. O "complicado" já fizeste - o 1º passo!
Daniel F. Borges
DanielFBorges
Moderador de SubFórum

Registado: Quinta, 13 Abr 2006 10:47
Área TDT: Neurofisiologia

Re: Terapia da Fala - Saiba Mais!

Mensagempor Rita Santos em Sexta, 25 Ago 2006 16:07

DanielFBorges Escreveu:Muitos parabens Rita!
Como o Fernando disse e bem, é de iniciativas destas que nós precisamos. Fico contente por ver exposto o que é a Terapêutica da Fala.
Keep up the good work, se necessitares da Neurofisiologia let me know...

Obrigada pelo vosso apoio...fico mesmo contente que tenham gostado..
Neurofisiologia vou precisar sim senhor de umas coisitas :roll: pk neurologia nao é o meu forte, apesar de gostar imenso :D
Obrigada mais uma vez**
Rita Santos
Membro

Mensagempor adonato em Quarta, 30 Ago 2006 21:45

Olá !

Muito bem também gostei !

Este tipo de iniciativas só beneficia este espaço tornando-o mais interessante.

Bem-vindos todos os terapêutas da fala !
adonato
Membro

Registado: Domingo, 09 Abr 2006 12:04

Mensagempor Vanessa em Domingo, 17 Set 2006 20:00

Antes de mais, parabéns Rita pelo teu esforço!
Devo apenas alertar e acredita, que é importante, que pesquises um pouco mais o que é "disartria". Creio que é algo um pouco mais complexo do que a tua descrição.
Nós TFs tb colaboramos com "fisiatras". De facto, nos hospitais, são eles que gerem o departamento da reabilitação (terapias)...
E o mercado de trabalho inclui também associações/ centros especializados em áreas especificas: surdez, paralisia cerebral, multideficiência,.. O que é muito bom, porque aumenta a rede de trabalho.
:wink:
Vanessa
Membro Iniciante

Registado: Domingo, 17 Set 2006 18:57

Mensagempor Rita Santos em Domingo, 17 Set 2006 20:48

Vanessa Escreveu:Antes de mais, parabéns Rita pelo teu esforço!
Obrigada!!!
Vanessa Escreveu:Devo apenas alertar e acredita, que é importante, que pesquises um pouco mais o que é "disartria". Creio que é algo um pouco mais complexo do que a tua descrição.
Sei que alguma informação está incompleta, daí ter mencionado posteriormente que ainda terei de fazer muitas modificações, uma vez que não tinha o material bibliográfico comigo. De qualquer forma, obrigada pelo alerta, pois vou alterar assim que puder :D
Vanessa Escreveu:E o mercado de trabalho inclui também associações/ centros especializados em áreas especificas: surdez, paralisia cerebral, multideficiência,.. O que é muito bom, porque aumenta a rede de trabalho.
:wink:
Já acrescentei :wink:

Obrigada...espero que continues a comentar e a contribuir para que haja mais informação (correcta :roll: ) sobre a terapia da fala. :wink: 8)
The heart dies a slow death, shedding each hope like leaves, until one day there are none, no hopes, nothing remains:axe:
Rita Santos
Membro

Mensagempor Fernando Leite em Domingo, 17 Set 2006 22:42

Olá Vanessa bem-vinda ao grupo maravilhoso dos TDT online :lol:

"Afasia" e "disatria" são dois termos que não imaginam o quanto me passa pelas mãos nas requisições de TAC Cerebral do serviço urgência.

Isto porque são dois sintomas ( défices neurológicos ) que aparecem com muita frequência em doentes com suspeita de AVC Isquémico.

Para quem não sabe os AVC Isquémicos são basicamente isto:

Por algum motivo ( trombo, embolismo de uma artéria ) parte do cérebro deixa de receber sangue e consequentemente existe a morte cerebral de uma quantidade bastante significativa de células nervosas.
Os sintomas são muitas vezes lentos e progessivos e com várias manifestações dependendo da zona cerebral afectada.

As afasias e as disartrias são comuns nesse tipo de casos embora na maior parte das vezes os doentes apresentam hemiparesias.

PS:Vanessa vai-nos visitando assiduamente :wink:
Fernando Leite
Fundador

Registado: Terça, 11 Out 2005 22:23
Área TDT: Radiologia

Mensagempor Rita Santos em Segunda, 18 Set 2006 16:59

Apenas pa dizer que a definição de disartria foi alterada ;) qual o teu parecer vanessa? :wink:
The heart dies a slow death, shedding each hope like leaves, until one day there are none, no hopes, nothing remains:axe:
Rita Santos
Membro

Mensagempor Vanessa em Quinta, 28 Set 2006 18:06

Estive a ler o teu artigo no meu trabalho com uma colega (que tb elogiou o teu esforço) e apenas temos a acrescentar ou a informar qual as nomenclaturas que nós usamos no trabalho:

(in "áreas de intervenção)
1- comunicação não verbal: SAAC - Sistemas alternativos de comunicação, gestos
2- Alimentação e motricidade orofacial (sensibilidade orofacial, estimulação da alimentação oral - quando em crianças com sonda, mastigação,...)

3- Não esquecer o "fisiatra" (embora, nós possamos ser esquecidas)

4- E só para te dar o meu feedback, eis uma breve definição de "disartria" em que eu me baseio:
"perturbação motora da fala por lesão cerebral que pode originar paralisias, parésias, alterações do tónus, incoordenação e/ou lentidão de movimentos, alterações da respiração, fonação, articulação e/ou prosódia.
Existem vários tipos de disartria de acordo com a lesão neurológica."

5- Não esquecer as referências bibliográficas se as palavras não forem tuas.

A propósito posso dar-te dp as referências bibliográficas (agora não tenho aqui) de 2 livros muito bons, daqueles que eu leio e releio e a que recorro sempre que necessito. (a definição de "disartria" foi baseada neles).

De resto, mais uma vez continua o bom trabalho. =D>
Vanessa
Membro Iniciante

Registado: Domingo, 17 Set 2006 18:57

Mensagempor Ana_wii em Domingo, 13 Set 2009 10:29

Bom dia.
Sou nova aqui no fórum, encontrei-o enquanto pesquisava fóruns de Terapia da Fala e de facto achei este muito bom, registei-me logo.
Este ano candidatei-me à universidade, a minha primeira opção era Terapia Ocupacional, mas acabei por ficar colocada em Terapia da Fala na ESSaF.
O que me encantava em Terapia Ocupacional era o facto de existir a enorme possibilidade de trabalhar com crianças do ensino especial, bem como de portadores de problemas mentais, ajuda-los a viver melhor, a ter um estilo de vida o mais normal possivel.
Depois de toda a desilusão, tristeza, e frustração por não ter conseguido Terapia Ocupacional, comecei a procurar mais informações sobre Terapia da Fala, vi alguns vídeos de terapeutas da fala a trabalhar e fiquei completamente admirada. Apesar de Terapia da Fala ter sido a minha segunda opção na candidatura estava convicta que entraria em Terapia Ocupacional,e não investiguei muito sobre o que fazia um terapeuta da fala.
Reparei que Terapia da Fala é uma profissão muito mais abrangente do que aquilo que eu pensava. Tinha a ideia de que um terapeuta da fala era obrigado a estar fechado num consultório de uma clínica a dizer a mesma palavra vezes sem conta para que o paciente a repetisse...
Neste momento, muito sinceramente, não estou a pensar candidatar-me a Terapia Ocupacional na segunda fase de candidaturas, penso que estou no curso certo para mim... Apesar de ter um pouco de medo da possibilidade de desemprego, e por vezes achar que Terapia Ocupacional está melhor nesse campo. Acham que estará melhor TO em relação a TF ou é relativamente igual?
Outras perguntas que queria deixar tem a ver com o trabalho que um terapeuta da fala desenvolve.
É possivel desenvolver uma carreira trabalhando maioritariamente com crianças portadoras de deficiências, como por exemplo Autismo ou Síndrome de Down?
E por ultimo... Como é que trabalha um terapeuta da fala? que tipo de exercícios, se assim lhe posso chamar, desenvolve com o paciente. Gostava de saber alguns exemplos concretos porque encontrei mesmo pouca informação sobre esse assunto.

Peço desculpa pelo texto tão grande :oops:
Ana_wii
Membro Iniciante

Registado: Domingo, 13 Set 2009 09:41
Área TDT: Terapia da Fala

Mensagempor Bruno Glória em Domingo, 13 Set 2009 12:02

Ana_wii Escreveu:Sou nova aqui no fórum, encontrei-o enquanto pesquisava fóruns de Terapia da Fala e de facto achei este muito bom, registei-me logo.
Este ano candidatei-me à universidade, a minha primeira opção era Terapia Ocupacional, mas acabei por ficar colocada em Terapia da Fala na ESSaF.

Bem vinda Ana :D. Parabéns pela colocação =D>.
Também estudo na ESSaF (agora mudou o nome para ESSUAlg). Parece que vamos ser colegas :wink:.
Bruno Glória
[email protected]
Bruno Glória
Moderador Global

Registado: Segunda, 24 Dez 2007 15:06
Área TDT: Ortoprotesia

Mensagempor Ana_wii em Domingo, 13 Set 2009 12:31

Muito obrigada =)

Estas em que ano? É uma boa universidade? Bom ambiente e etc?
Ana_wii
Membro Iniciante

Área TDT: Terapia da Fala

Mensagempor Bruno Glória em Domingo, 13 Set 2009 12:49

Eu sou do 4º ano de Ortoprotesia.
A ESSUAlg é um dos campus da Universidade do Algarve. Está bem situada na cidade de Faro (fica ao pé do Fórum Algarve, o que é bom para dar umas voltinhas :wink: ), tem instalações modernas e sim, o ambiente é bom e o pessoal (colegas, funcionários,...) é fixe. Os professores, depende... Mas isso é como em todo o lado e varia consoante o curso :roll:.
Tenho uma amiga no 4º ano de Terapia da Fala e ela tem-se dado bem com as disciplinas e com os estágios.
Bruno Glória
[email protected]
Bruno Glória
Moderador Global

Registado: Segunda, 24 Dez 2007 15:06
Área TDT: Ortoprotesia

Mensagempor Ana_wii em Domingo, 13 Set 2009 12:51

Que bom :) Fico contente saber. obrigada :lol:
Ana_wii
Membro Iniciante